Bichos

Campanha conscientiza sobre a importância da guarda responsável, também, de cães idosos e deficientes

Pauline
Pauline Machado / Canal de Estimação Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Campanha conscientiza sobre a importância da guarda responsável, também, de cães idosos e deficientes

25 de maio de 2022 - 00:34 - Atualizado em 25 de maio de 2022 - 16:37

Depois de celebrar o aumento no número de adoções facilitadas pelo programa PEDIGREE® Adotar É Tudo de Bom, que registrou um crescimento de 13% no ano de 2021, a marca reforça a importância do Dia Nacional da Adoção (25/05), para seguir conscientizando e incentivando a guarda responsável. Por meio de campanha digital, o programa evidencia cães que estão para adoção nos mais de 500 abrigos parceiros da AMPARA Animal, e dá foco, principalmente, aos pets idosos e deficientes, que tem uma taxa de adesão muito mais baixa do que os adultos e filhotes.
 

“Acima de tudo, prezamos pela adoção responsável. Entendemos que nem todos podem adotar um cachorro idoso ou com deficiência, mas precisamos dar luz a esses pets que são tão amorosos e carinhosos quanto qualquer outro”, explica Roberto Valdrighi, gerente sênior de Marketing da Mars Petcare. “O Dia da Adoção é muito importante para nós e a ideia é que todos os dias sejam memoráveis nesse nível para levar a conscientização sobre o tema. Por isso, a importância das nossas estratégias de comunicação – para evidenciar as iniciativas que o programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom já trouxe e pode trazer ainda mais”, completa Valdrighi.
 

Há 14 anos, o programa PEDIGREE® Adotar É Tudo de Bom, desenvolvido em parceria com a ONG AMPARA Animal, já auxiliou mais de 200 mil cachorros no Brasil por meio de adoções, castrações, doações de alimentos e atendimento veterinário para diversas ONGs e protetores independentes de animais cadastrados no programa. Só em adoções, o programa intermediou mais de 78 mil novos lares para os pets durante o período.

“É um número expressivo, mas queremos fazer mais. Em 2020, conseguimos estancar a queda do número de adoções e, em 2021, apresentamos um crescimento de 13%, o que reafirma os nossos esforços em continuar zelando pelos compromissos que assumimos e trabalharmos cada vez mais para combater o abandono animal”, complementa Juliana Camargo, Presidente e fundadora da AMPARA Animal.

Além disso, a PEDIGREE® aposta em novas estratégias, como a presença da Tatá Werneck como embaixadora do programa, visto que a apresentadora e humorista é ativista da causa e já adotou, inclusive, através de um dos abrigos parceiros da AMPARA. “Adotar é compartilhar amor. É viver o amor incondicional. É sobre o amor recíproco e sem qualquer distinção ou julgamento. E, certamente, o amor que dedico nem se compara ao amor que recebo. Esse projeto me emociona. Espero que possa sensibilizar as pessoas também”, comenta a artista, Tatá Werneck.

ADOÇÃO RESPONSÁVEL – Procedimentos

Para garantir um final feliz para um companheiro de quatro patas, é necessário ter bastante responsabilidade. Abaixo estão algumas dicas de como adotar um cachorro e como manter o seu animal feliz e saudável:

  • Antes de adotar, verifique se você terá espaço suficiente para dar qualidade de vida ao animal. Analise o ambiente de acordo com as necessidades dele — espaço para dormir, brincar, higiene, entre outros. Se você mora em apartamento, certifique-se de que o cão é de pequeno ou médio porte e que as janelas estejam protegidas com telas. Para quem mora em casa, o ideal é ficar atento aos portões e qualquer saída que permita a passagem do animal (de acordo com o porte) para evitar possíveis rotas de fuga;
  • Leve em consideração todos os tipos de gastos para garantir um cuidado completo para o seu animal de estimação, afinal de contas, trata-se de uma vida com necessidades básicas, como alimentação, banho, cama, etc.
  • Procure uma ONG especializada em adoção como as do Programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom, preencha o seu cadastro e realize a entrevista. Se identifique com o animal e crie laços que facilitem a conexão humano-animal;
  • Ao adotar, procure um veterinário de confiança, próximo da sua residência, e atualize a carteirinha de vacinação o quanto antes;
  • Crie uma rotina de passeios e brincadeiras e entenda que esse é o momento mais gostosos do dia a dia dele.