Bichos

Aprenda a fazer uma cama suspensa para o seu gato

Pauline
Pauline Machado / Canal de Estimação @paulinemachadooficial
Aprenda a fazer uma cama suspensa para o seu gato

5 de novembro de 2021 - 00:43 - Atualizado em 17 de novembro de 2021 - 11:10

Se tem uma coisa que deixa os bichanos felizes é ter um lugar no alto para relaxar e poder acompanhar o movimento da rua pela janela. Proporcionar tudo isso para o seu pet pode ser mais simples do que você pensa, é só aprender a fazer uma cama suspensa para gatos.

Fique conosco e aprenda o passo a passo de como fazer cama suspensa de um jeito simples. Continue a leitura e veja os materiais necessários. Temos certeza de que o gatinho vai adorar o presente feito por você!

Por que os gatos amam ficar nas alturas?

A explicação para isso está no jeito selvagem de ser dos gatos. Há muito tempo, antes de serem domesticados, eles privilegiavam os locais mais altos por questão de sobrevivência. De cima, ficava mais fácil se antecipar a possíveis ataques de predadores, além de terem uma visão melhor da caça em potencial.

Com o passar dos anos, mesmo protegidos e com alimentação acessível, os gatinhos domesticados não abandonaram esses comportamentos primários. Por isso, o papel do tutor é permitir que o pet exerça a sua essência de maneira segura e confortável.

E por que os bichinhos amam as janelas? Pode parecer engraçado, mas as janelas funcionam como uma grande tela de cinema para os gatinhos. Estar ali, observando o movimento, é uma boa maneira de se entreterem, afora a oportunidade de estimularem seus sentidos com cheiros diferentes e sons dos mais diversos.

Tipos de cama suspensa para gatos

Sendo assim, uma linda cama suspensa é o móvel ideal para favorecer esses hábitos tão antigos. Com ela, o gatinho poderá passar o dia e até dormir, sem se preocupar em ter que se esconder se algo ou alguém diferente aparecer. 

Embora nosso objetivo seja te ensinar a fazer uma cama suspensa para gatos, é importante você conhecer os tipos disponíveis no mercado. Consideramos que essa seja uma boa oportunidade para você se inspirar na hora de colocar a mão na massa. Confira os tipos mais comuns:

  • A mais popular é a cama suspensa na parede. Ela é feita com base de PVC, rede de tecido, ventosa e cabos de aço para sustentação;
  • já a cama suspensa de madeira é ideal para os gatos exploradores e pode ter designs fofos em formato de gato, por exemplo. Geralmente, tem 64 cm de comprimento, 29 cm de largura e 17 cm de altura.

Agora que você já entendeu como a cama suspensa pode ser muito útil e agradável para o seu amigo peludo, chegou a hora de aprender a fazer uma que terá a cara de vocês, com a mesma segurança das compradas prontas. Confira a seguir o passo a passo.

Como fazer uma cama suspensa para gatos

Como dito anteriormente, a cama utilizada na parede é a mais popular. Talvez porque ela seja mais simples e muito segura, o que permite que seja instalada próxima à janela. Por isso, o que acha de aprender a fazer uma cama suspensa para gatos como essa?

Geralmente, um metro de cano de PVC é suficiente para construir uma cama que comporte o tamanho padrão dos gatos. O primeiro passo é separar os materiais já descritos acima. Vamos listá-los novamente, informando a quantidade de cada um. Veja a seguir:

  • 4 canos de PCV cortados na medida certa para formar um retângulo;
  • 4 tubos de conexão de PVC com 2 saídas;
  • 1 tecido para forrar a cama;
  • 1 cabo de aço ou outro material resistente para pendurar a cama na parede.

Caso a janela seja de vidro, o ideal é mantê-la fechada após a instalação da cama. Se for de outro material que não seja transparente, ela ficará aberta, porém a tela de proteção — que deverá ser colocada independente do tipo de janela —  vai garantir a segurança do bichinho. Confira os passos seguintes:

1º passo 

Forme um retângulo com os canos de PVC e, com os tubos de conexão, encaixe todos eles. Isso será a base da cama para gato. Certifique-se de que ficaram muito bem encaixadas.

2º passo 

Pegue o tecido que servirá de forro da cama e costure o tecido no cano, encapando-o. Deixe o tecido mais folgado, a ponto dele afundar quando o gato deitar. Escolha uma estampa que combine com sua casa, para que também seja um elemento decorativo.

3º passo

Pegue o cabo de aço e amarre nas extremidades da base. As pontas que sobraram do cabo podem ser presas em um material de suporte do local onde a cama vai ficar. Pode parafusar na parede ou na moldura da janela, por exemplo.

Feito todo o processo, chegou o momento de testar! Convide o gatinho para experimentar a cama, estimulando-o. Atraia-o com petiscos e acaricie o bichinho quando ele se deitar na cama nova. 

Temos certeza de que a cama suspensa para gatos feita por você será o local onde o seu gatinho mais vai gostar de ficar! E para deixá-lo ainda mais feliz, compre brinquedos novos. 

Fonte: Petz