A Grande Batalha de Receitas

Trajetória do time Moretto na cozinha envolve tradição, união e amor

Marcela e Alex levam o que aprenderam de sua mãe para a família, profissão e, agora, para a TV.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Trajetória do time Moretto na cozinha envolve tradição, união e amor

24 de agosto de 2021 - 17:36 - Atualizado em 26 de agosto de 2021 - 14:38

Ienes Moretto Barbosa aprendeu a cozinhar no sítio, ainda quando o fogão à lenha era a estrela da cozinha e, por falta de geladeira, usava-se banha para conservar os alimentos. A tarefa de fazer comida para ela e seus 10 irmãos virou um amor que foi transmitido para Marcela Letícia Barbosa Ribas (37) e Alex Bueno Barbosa (23). Já acostumados a dividir a cozinha com a mãe, eles agora compõem, junto com ela, o time da Família Moretto em A Grande Batalha de Receitas. 

Enquanto Marcela, irmã mais velha entre quatro, assume as panelas desde os 12 anos e hoje é quem cede a casa para as refeições em família, Alex é padeiro desde os 16. O gosto pela padaria surgiu da curiosidade e a partir da oportunidade de aprender com um tio que sempre exerceu a profissão. 

Os dois já chegaram a ter uma hamburgueria artesanal juntos durante quatro anos em Colombo, cidade onde ambos moram. As responsabilidades do negócio com o marido de Marcela, mas toda a família contribuía. Por conta da pandemia de coronavírus, no entanto, as portas foram fechadas.

Hoje, com a mãe morando há pouco mais de um ano em São Miguel do Iguaçu, Marcela assumiu o papel de cozinhar para os demais. Ela faz questão de resgatar as tradições:

“A gente está aprendendo a usar de novo aquelas coisas que eram costume no sítio onde meus tios moravam. Aqui na minha casa, por exemplo, coloquei um fogão à lenha.”, diz.

As massas são especialidade de toda a família. Ienes explica da onde vem esse gosto:

“Com meus pais, quando não era o macarrão, era polenta com queijo, ovo e salame”. “Hoje em dia, nos almoços de domingo, fazemos nhoque, lasanha ou macarrão”, complementa Marcela. Mais do que comer, os irmãos gostam de preparar tudo juntos enquanto se divertem.

É nos casamentos da família numerosa que se encontra a oportunidade perfeita para colocar os dotes culinários em dia:

“É aquela loucura! São três dias de festa, antes, durante e depois do casamento. Os tios com a costela no fogo de chão e as tias fazendo a comida. É sempre assim”, conta Marcela. 

Com o talento já comprovado nas reuniões de família, o trio parte para uma aventura jamais esperada: participar de um reality show, A Grande Batalha de Receitas, que estreia em setembro na RIC Record TV. Apesar de nervoso e ansioso, Alex ressalta que todos são competitivos. Ienes e Marcela, por sua vez, querem, além de provar que mandam bem na cozinha, transmitir um pouco do amor e união presente na relação dos três.

A Grande Batalha de Receitas é apresentada por Zaeli e conta com o patrocínio de Britânia, Verde MaisMóveis Gazin,Senac Alegra Foods.

Por Talita Souza