A Grande Batalha de Receitas

Time Catapan: três mulheres apaixonadas pela cozinha

Giovana, a mais nova do time, convenceu mãe e tia a participarem de A Grande Batalha de Receitas.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Time Catapan: três mulheres apaixonadas pela cozinha

31 de agosto de 2021 - 14:02 - Atualizado em 31 de agosto de 2021 - 14:03

Giovana Catapan (22) começou a cozinhar tão cedo que nem ela mesma sabe qual é a sua primeira recordação em meio às panelas. Sua mãe, Edineia Gomes da Silva (53), no entanto, faz questão de lembrar que nunca poupou a filha de participar dessa tradição de família, que também conta com outra apaixonada pela cozinha: Tereza Siqueira Catapan (55). Elas representam os Catapan em A Grande Batalha de Receitas, próximo reality da RIC Record TV.

“Quando a Giovana tinha oito anos, fui em uma consulta e deixei ela com meu esposo. Quando cheguei, estava fazendo pão, com a mesa cheia de massa e farinha. Eu ajudei a terminar, o pão cresceu, ficou gostoso e, a partir daí, ela pegou gosto.”, conta a dona de casa Edinéia sobre a filha, hoje estudante de jornalismo. “Acho que, hoje, ela gosta mais de cozinha do que eu mesma.”, completa.

Entre tentativas e erros, a jovem busca inspiração em tudo o que encontra ou que, por acaso, sente vontade de experimentar. A última experiência foi um cookie americano que aprendeu buscando na internet.

“Eu evito passar vontade. Me arrisco muito, mesmo que a receita for de dificuldade elevada, busco ajuda e informação.”, afirma.

A rotina repleta de refeições saborosas, porém, já é costume na vida de mãe e filha. O pai de Edineia, avô de Giovana, tinha uma padaria que dividia espaço com a mercearia da esposa. Por lá, Edineia teve seus primeiros contatos com as panelas e não parou mais. Atualmente, apesar de optar pelo básico e prático no dia-a-dia, se atreve a testar novos sabores de vez em quando, até comida chinesa já entrou na lista. 

Tereza, por sua vez, teve um início mais tardio na cozinha: aos 23 anos, quando casou e saiu da casa onde vivia com pais e oito irmãos, foi “obrigada” a desenvolver habilidades que hoje são motivo de orgulho e dedicação. Entre os pratos preferidos está, inclusive, a carne de panela que aprendeu com a mãe, mesmo “nunca conseguindo deixar igual”, comenta ela. 

A ideia de participar de um reality show culinário não passava pela cabeça de nenhuma até que a caçula do trio teve a iniciativa e apostou na tia para ajudá-la a convencer a mãe, que desconfiava da possibilidade.

“Chamou minha tia porque sabia que ela toparia de primeira”, conta Giovana. Hoje, Edineia sabe que “é mais possível do que se pensa”.

Tanto Giovana quanto Tereza se animaram com a possibilidade assim que foram chamadas. Ambas estão prontas para competir mas têm na diversão sua prioridade. Para todas, essa é uma possibilidade de se aproximarem e se conhecerem ainda mais. 

A Grande Batalha de Receitas é apresentada por Zaeli e conta com o patrocínio de Britânia, Verde MaisMóveis GazinSenac Alegra Foods.

Por Talita Souza