A Grande Batalha de Receitas

Amor pela cozinha une mãe, filho e genro em A Grande Batalha de Receitas

Carlos e Lucas estão casados há sete anos. Para competir junto com eles, trazem a mãe e sogra Eliane.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Amor pela cozinha une mãe, filho e genro em A Grande Batalha de Receitas

27 de agosto de 2021 - 16:48 - Atualizado em 27 de agosto de 2021 - 16:48

Eliane Ligia Ferreira é uma carioca de 63 anos que há 47 encontrou em Mandirituba (PR) o lugar ideal para formar sua família e criar seus quatro filhos, entre eles Lucas Vinicius Barbosa (28) que agregou seu marido Carlos Laertes Ambrósio (31) à família. O que uniu os três é o gosto pela cozinha, o mesmo que os levou para o próximo reality da RIC Record TV, A Grande Batalha de Receitas, com estreia prevista para o próximo mês.

O casal dividiu a mesma cidade desde sempre, mas foi fazendo faculdade em Curitiba que Lucas e Carlos se conheceram.

“A gente estudava na Universidade Federal do Paraná – eu Jornalismo e ele Edificações. A gente ia no mesmo ônibus que a prefeitura daqui disponibiliza para levar os estudantes.”, conta Carlos.

Depois de 11 anos, eles são sócios em um negócio que une salão de beleza e estúdio de fotografia.

A ligação, no entanto, vem de antes e começou na cozinha: ambos sempre gostaram de preparar receitas. Enquanto Carlos, desde os seis anos, fazia pratos com alimentos que seu pai plantava na chácara em que vivia junto de sua mãe, avó e duas irmãs, Lucas, quando criança, adorava ajudar sua mãe a preparar o prato principal à sobremesa aos fins de semana.

“Sempre gostei de cozinhar, desde pequeno. Às vezes, comprava bolo de caixinha, fazia e ia vender os pedaços no prédio da Prefeitura, onde minha mãe trabalhava, sem ela saber.”, relata Lucas.

Quando foram morar juntos, a vontade de conhecer, aprender e se desenvolver na culinária só aumentou. Mas os principais encontros gastronômicos com toda a família continuam sendo na casa de Eliane. No Dia das Mães, por exemplo, Carlos aproveita que sua família almoça cedo para comer mais tarde na sogra.

Orgulhosa, ela garante que os filhos, “apesar de magrinhos”, adoram seus pratos, especialmente a famosa posta de panela recheada, presente em praticamente todos os encontros, exceto no natal. Mesmo com a mão cheia, ela não deixa de aprender – o ensinamento mais recente foi o uso de temperos com seu filho.

“Aprendi mesmo a cozinhar quando casei, há 44 anos. Mas sempre gostei tanto de fazer comida como lavar a louça.”, diz.

Mãe e filho são os mais competitivos do time: ele sempre participou de competições, desde a escola, e ela relembra competições em que foi campeã:

“Logo quando cheguei do Rio de Janeiro para Curitiba, venci um concurso como rainha do carnaval e outro como dubladora, ainda em 1980!”. 

Carlos resume o sentimento da família ao participar do reality:

“Por ser o primeiro, a expectativa aumenta. Quero entrar para me divertir e sair da zona de conforto fazendo o que a gente gosta: cozinhar, comer e dar risada.”, finaliza.

A Grande Batalha de Receitas é apresentada por Zaeli e conta com o patrocínio de Britânia, Verde MaisMóveis Gazin, Senac Alegra Foods.

Por Talita Souza