A Grande Batalha de Receitas

A Grande Batalha de Receitas vai contar com participação de Délio Canabrava

Um dos chefs mais respeitados do Paraná leva seu conhecimento e experiência para novo reality da RIC Record TV

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
A Grande Batalha de Receitas vai contar com participação de Délio Canabrava
Foto: reprodução Instagram

13 de agosto de 2021 - 11:05 - Atualizado em 13 de agosto de 2021 - 11:05

De um intercambista sem recursos em Londres para um dos chefs mais reconhecidos do Paraná: essa é só parte da trajetória de Délio Canabrava, um dos jurados no próximo reality da RIC Record, A Grande Batalha de Receitas. Ele compartilha sua história e conta suas expectativas para o programa, que estreia no próximo mês. 

Na década de 90, um estudante de design brasileiro fez um intercâmbio para a terra da rainha e se viu sem dinheiro e sem habilidade para a língua. Foi então que começou a fazer bicos de limpeza em cozinhas. Lavou louça, chão e banheiros durante três anos até criar gosto pela cozinha e arriscar seus primeiros pratos. 25 anos depois, ele é um dos chefs mais reconhecidos da capital paranaense.

Mas antes disso, ao voltar para o Brasil, no início de 2000, Délio foi destaque em estabelecimentos pelos quais passou: Picanha Brava, Beto Batata – junto com Robert Amorim e onde ele e a esposa começaram a história da banoffi no Brasil, Jacobina, Canabrava, Cantina do Délio e Canabenta. Ele chegou a morar mais seis meses fora do Brasil, dessa vez no Peru, enquanto ainda estudava desenho industrial. 

Além de anos de experiências diferenciadas, os estudos fizeram dele especialista em gastronomia italiana, brasileira e miúdos. Essa também é sua contribuição para o desenvolvimento do Paraná como estado referência em turismo gastronômico, perspectiva que enxerga para o futuro.  

Parte da missão é cumprida como integrante do movimento Prato da Boa Lembrança, que leva a gastronomia paranaense para todo o Brasil: da leitoa desossada à pururuca de Paraíso do Norte, sua cidade natal, a carneiro no buraco, peixe na telha, boi no rolete e outros típicos. “Eu quero que, cada dia mais, as pessoas conheçam as receitas paranaenses, os chefs curitibanos e que a gente possa viver de turismo”, sonha. 

Tudo isso porque Délio considera a gastronomia “o principal fator cultural de uma civilização”. Ele explica: “Vai ser em volta da mesa, cozinhando e servindo, que transmitimos nossos fundamentos éticos e filosóficos para nossos filhos e passamos nossa tradição”.

E é na família que ele encontra o que chama de “comida de verdade”, aquela “que esquenta a alma, que promove conforto, paz e reconforto”. “Nunca você vai servir para sua família comida que não seja de verdade. junto com a comida que você alimenta as pessoas vem o bem-querer, a generosidade”, afirma.

A valorização da comida de verdade é o principal objetivo de Délio com sua participação em A Grande Batalha de Receitas: ele quer transmitir conhecimentos em nutrição para quem participa e assiste ao reality para que todos aprendam a preparar receitas que alimentam “não só o estômago mas a alma e, assim, transmitam amor e carinho”.