Especialistas e entidades de classe participam de uma live para debater o futuro do mercado de automóveis brasileiro na próxima terça-feira (30). O evento online será gratuito e aberto ao público.

Os convidados já confirmados são: o vice-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Luís Antônio Sebben, o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná (Sincodiv-PR), Marcos Ramos, o head da DealerSites, Marcos Pavesi, o vice-presidente da Tecnobank, Luís Otávio Matias, e o gerente de operações e inovação da VIX Logística e do V1, Leonardo Ballestrassi.

Eles deverão responder a alguns questionamentos importantes, como: Há saída para a crise dos chips, que impede a fabricação de veículos novos e faz explodir o valor dos seminovos? Quanto tempo ainda leva para que a digitalização do processo de compra, venda e financiamento se torne rotina para clientes e concessionárias? O valor do combustível continuará interferindo na escolha do modelo?

“Entender como o mercado de automóveis brasileiro tem funcionado nos últimos anos e o que falta para que ele se recupere da crise causada pela pandemia de covid-19 passa por compreender o papel da tecnologia e da digitalização nessa retomada”, explica Pavesi, head da DealerSites, uma startup especializada na digitalização das concessionárias de automóveis.

Para o executivo, é preciso proporcionar novas formas de negociar, financiar e adquirir veículos no Brasil. Por outro lado, o comportamento do consumidor também é determinante para desenhar o cenário que o setor precisará construir nos próximos anos. Conforme Matias, vice-presidente da Tecnobank, empresa brasileira que atua com tecnologia no setor de financiamento de veículos, a expectativa para 2022 é de que cresça, por exemplo, a procura por serviços de assinatura e aluguel de automóveis. “Essa modalidade já mostra aumento significativo no último ano. Entre abril e maio de 2020, foram 7,7 milhões de acessos a sites que oferecem esse tipo de serviço. Em 2021, esse número subiu para 12 milhões de acessos”, compara.

Nesse sentido, empresas como o V1 devem ganhar ainda mais força no pós-pandemia. O aluguel ou assinatura do veículo, incluindo a escolha do modelo, o pagamento e a liberação para retirada são feitos de modo inteiramente digital, via aplicativo de celular. Segundo Ballestrassi, gerente de operações e inovação do V1, “a ideia é oferecer experiências novas e simplificadas ao usuário, com mais mobilidade e praticidade. Trata-se de garantir conforto e segurança sem tanta burocracia”, explica.


Serviço

Live “2022: Tendências do mercado automotivo”
Terça-feira, 30 de novembro, a partir das 19h
Inscrições gratuitas pelo link: https://debate.centralpress.com.br/

25 nov 2021, às 14h18.
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