por Angelo Binder
conteúdo Comando News

Intercalar treinos longos e curtos de corrida podem ajudar no processo emagrecimento. “O treino longo trabalha volume e repetições prolongadas, por isso a intensidade dele é mais baixa. Já o treino curto foca em intensidade mais elevadas. A combinação dos dois tipos de treino e a frequência cardíaca sempre perto do limite potencializam o gasto energético porque proporcionam maior queima de calorias e gorduras” explica Danilo Alves, treinador e proprietário da PG Runners assessoria esportiva.   

Porém, se você está com sobrepeso ou com obesidade é necessário consultar um médico antes de praticar qualquer tipo de exercício físico. Busque um nutricionista esportivo para o calcular corretamente as calorias a serem ingeridas e montar um plano alimentar. Além disso, um profissional da educação física especializado em corrida para montar os treinos de forma adequada também é importante para prevenir o risco de lesões.

Para concluir, outra dica muito importante para pessoas que estão com obesidade grau II e III (índice de massa corpórea acima de 35kg/m2 e 40kg/m2) e querem começar a correr é emagrecer alguns quilos primeiro. “o ideal é começar com um plano alimentar adequado e treino de fortalecimento junto com aeróbico de menos impacto que a corrida. Esses cuidados diminuem o risco de lesões de membros inferiores como joelhos, quadris e tornozelos”, adverte Daniela Fiorin Cubas médica endocrinologista.

Bônus: O que comer antes e depois do treino 

corra-mais

foto Freepik

Confira as dicas de alimentação pré e pós treino elaboradas pela nutricionista esportiva Juliet Marzalek:  

  • Até uma hora antes do treino: Alimentos de baixo índice glicêmico (com fibras) ou 1 fruta (ex.: 1 banana ou 1 maçã c/ casca, etc) ou 1 barra de cereais ou 1 fatia de pão de integral ou 3 ameixas pretas ou 6 damascos secos, etc.
  • Logo após o treino: Alimentos de alto índice glicêmico (sem fibras) como 3 biscoitos sem fibras ou 1 fatia fina de bolo simples ou 1 banana bem madura ou 1 goiaba (sem casca) ou 1 copo (200ml) c/ água de coco ou 1 banana seca ou 1 fatia média de melancia. 


Danilo Alves é educador físico, treinador de corrida e proprietário da PG Runners, assessoria de corrida.
https://linktr.ee/daniloalvespersonal 

 

Gostou dessa matéria? Compartilhe! Quer saber mais sobre algum assunto referente à corrida? Deixe seu comentário!

Leia também:
Correr emagrece? 
Cinco dicas valiosas para vencer seu cérebro e não desistir de correr

5 mar 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando