Arte e Cultura

Teatro e cinema: confira a agenda cultural de Maringá desta semana

Secretaria de Cultura divulga peças teatrais e filme europeu

Mayara
Mayara Zeviani / Estagiária Com supervisão de Renan Vallim
Teatro e cinema: confira a agenda cultural de Maringá desta semana
Personagens femininas da peça "Arcana" (Foto: Renato Domingos)

26 de novembro de 2021 - 11:00 - Atualizado em 26 de novembro de 2021 - 11:00

O final de semana tem boas opções culturais na agenda da Prefeitura de Maringá. A Secretaria de Cultura divulga peças teatrais e filme europeu. A agenda começa nesta sexta-feira (26) no Teatro Barracão a partir das 20h, com o Convite ao Teatro e a peça “O auto do circo natalino”, com a Cia Circo Teatro Expressão do Amor.

Também no Teatro Barraxão, estreará no próximo domingo (28) a peça “Arcana”, projeto contemplado no prêmio Aniceto Matti, da Secretaria de Cultura de Maringá. As autoras Kênia Bergo e Joyce Midori fazem releitura de questões femininas a partir de personagens clássicas, como Medeia (de Eurípedes) e Ofélia (de Shakespeare). As apresentações serão nos dias 28 e 29 de novembro, 4, 6, 7 e 8 de dezembro ás 20h. O projeto oferece também a oficina “Corpo Anímico” para dez mulheres nos dias 7 e 8 de dezembro.

Para quem curte cinema há mais opções nesse final de semana. O Convite ao Cinema apresenta um J-Horror hoje (26). “Pulse” (de Kiyoshi Kurosawa, 2001) tem 1h47 de duração e mostra as pessoas entrando em colapso mental por terem que se isolar de algo que parece uma pandemia, uma ameaça invisível. “A paranoia a e solidão, são como se fizessem as pessoas desaparecer, restando delas apenas um borrão mostrado na tela”, comenta o coordenador do Convite ao Cinema, Paulo Campagnolo. “Com um poder de sugestão extraordinário, sem banhos de sangue ou sustos previsíveis, já entrou para a lista dos grandes filmes de terror da história do cinema”.

Outra opção é o 12º Festival Varilux de Cinema Francês 2021, entre 28 de novembro e 8 de dezembro, no CineFlix. Serão 17 filmes exibidos, entre lançamentos e clássicos, nas duas unidades da cidade, em horários variados.

O destaque cultural na próxima semana será a Virada Cultural no dia 4 de dezembro, sábado. Serão 14 espetáculos entre 8h30 e 22h30, com a principal atração a cantora Ana Cañas. A agenda será divulgada no começo da semana.

Agenda

  • Convite ao Teatro – “O auto do circo natalino”

Sexta-feira (26), às 20h
No Teatro Barracão- praça Professora Nadir Cancian, Zona 7

  • Convite ao Cinema – “Pulse”

Sexta-feira (26), às 20h
No Auditório Hélio Moreira, na avenida XV de Novembro, 701
Amanhã (27), às 20h, debate online
Link para filme e debate

  • Festival Varilux de Cinema Francês

Entre 28 de novembro e 8 de dezembro
No CineFlix
Link para programação .

  • Teatro – “Arcana”

Dias 28 e 29 de novembro, 4, 6, 7 e 8 de dezembro, às 20h
No Teatro Barracão

  • Oficina Corpo anímico

Dias 7 e 8 de dezembro
Inscrição pelo e-mail : projetocasademisterio@gmail.com