Arte e Cultura

Repórter da RICtv lança livro sobre experiências no telejornalismo

Lívia de Oliveira atua na área há 20 anos e sua obra conta um pouco do processo que uma reportagem para televisão enfrenta

Bruna
Bruna Melo / Repórter
Repórter da RICtv lança livro sobre experiências no telejornalismo
(Foto: Arquivo pessoal)

22 de dezembro de 2021 - 17:01 - Atualizado em 22 de dezembro de 2021 - 17:15

O livro “A construção da reportagem: estilo em movimento na televisão” teve seu lançamento nesta terça-feira (21), em Londrina, norte do Paraná. Escrito pela repórter da RICtv, Lívia de Oliveira, ele reúne estudos e experiência sobre o telejornalismo brasileiro. Lívia atua na área há 20 anos e também é doutora em Estudos da Linguagem.

A obra surgiu da dissertação de mestrado de Lívia e é dividida em três partes. Na primeira, trata um pouco sobre a história do telejornalismo no Brasil e novos desafios que a prática enfrenta. Já na segunda parte, discute a criação coletiva, as mediações da estilística no telejornalismo e a construção do texto para a imagem. Na última parte, traz seis reportagens que participou, contando desde a ideia da pauta (ou o surgimento sem ela) até a entrega.

“O grande privilégio de ser repórter é isso, ser um aprendiz diariamente. Todos os dias que eu chego aqui [na RICtv], eu aprendo algo novo, eu tenho que enfrentar um novo desafio, tenho que fazer uma matéria diferente, conhecer pessoas diferentes. […] Esse livro traz um pouco das experiências de repórteres e repórteres cinematográficos, na rua. Eu fiz pensando […] nos nossos telespectadores que gostariam de conhecer um pouco do processo, esses bastidores, como é o nosso trabalho”,

Lívia explica ao apresentador do Balanço Geral Londrina, Giuliano Marcos.
Livia de Oliveira e Giuliano Marcos, no Balanço Geral Londrina. (Foto: Bruna Melo)

O jornalista Miguel Luiz Contani considera o livro aplicável a vários campos profissionais, e não só ao jornalismo. “Ao falar do trabalho do repórter naquilo que necessita de agilidade para alcançar o espectador, torna-se uma fonte de orientação para a execução de tarefas e solução de urgências”, Contani escreve na apresentação.

A editora responsável pela publicação é Engenho das Letras. Informações sobre compra e valores estão sendo divulgadas no Instagram de Lívia. Para acessar o perfil, clique aqui.