Arte e Cultura

Maringá recebe exposição de fotografias produzidas com drones

São 100 imagens registradas por fotógrafos profissionais e amadores de todo país, selecionadas a partir de um concurso nacional

Renan
Renan Vallim / Repórter
Maringá recebe exposição de fotografias produzidas com drones
Imagem do Jardim Botânico, em Curitiba, faz parte da exposição | Foto: Cássio Vasconcellos

5 de maio de 2022 - 11:27 - Atualizado em 5 de maio de 2022 - 11:27

Após temporada em Curitiba e Foz do Iguaçu, a mostra ‘Pakuá Exposição de Artes Visuais’, chega a Maringá. De 1º a 20 de maio, a exposição fica em cartaz na praça de eventos do Shopping Maringá Park.

Esta é a primeira exposição itinerante de registros aéreos no Brasil, feita com drones. A iniciativa foi lançada pela Montenegro Produções Culturais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, no início de 2022.

São 100 imagens registradas por fotógrafos profissionais e amadores de todo país, selecionadas a partir de um concurso nacional realizado no final de 2020. Além das exposições, as imagens vencedoras estão compiladas em um catálogo impresso com distribuição gratuita e versão on-line na íntegra para download gratuito no site da produtora (montenegroproducoes.com).

Com entrada gratuita, o público poderá viajar nas asas da criatividade dos fotógrafos e também apreciar uma intervenção artística feita pelo arquiteto e urbanista maringaense Nilton Ribeiro, inspirada em uma das fotografias da mostra.

“Ao reunir fotógrafos do Brasil inteiro e seus diferentes olhares, o Pakuá compõe uma representação artística do mapa brasileiro utilizando a fotografia aérea. O contato com o projeto proporciona uma reflexão atual e coletiva a respeito da importância humana na preservação do patrimônio cultural e ambiental do Brasil, além da estreita relação da fotografia com as cidades e a arquitetura, atuando como agente de construção dessa história”, explica Carolina Montenegro, gestora da Montenegro Produções Culturais.

“Os drones são um ponto de virada nesta modalidade. Ainda são caros por aqui, mas já começam a assumir um papel importante na arte. Já temos todo tipo de fotógrafo usando drones, de fotodocumentaristas a fotógrafos de moda. O Brasil é um país imenso e lindo. Um país que está se redescobrindo quando visto do céu. E isso é empolgante”, destaca Guilherme Zawa, curador da mostra.

Serviço

Pakuá Exposição de Artes Visuais

  • Data: 1 a 20 de maio de 2022
  • Local: Shopping Maringá Park (Av. São Paulo, 1.099, Zona 01)
  • Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h
  • Entrada gratuita
  • Classificação indicativa: livre
Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!