Arte e Cultura

Inclusão: Pioneira no PR, editora curitibana lança livro infantil em multiformato

Ensino, diversidade e empatia: estas foram as palavras que motivaram os colaboradores do Editorial Casa a criar a obra ‘Pâmela e o TDAH’

Guilherme
Guilherme Becker / Editor
Inclusão: Pioneira no PR, editora curitibana lança livro infantil em multiformato
Katlyn - diretora financeiro e comercial -, Valdemir Paiva - editor-chefe - e Everson -diretor editorial (Foto: Divulgação)

18 de junho de 2022 - 16:45 - Atualizado em 18 de junho de 2022 - 17:59

Uma editora Curitiba resolveu trazer mais inclusão para o mundo das obras literárias. Neste mês de junho, o Editorial Casa lançou o primeiro livro infantil em multiformato. Em páginas coloridas, em um vídeo interativo, em um encantador áudio book e até em impressão em braille, a empresa resolveu contar a história de uma criança com Transtorno do Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH) de uma forma totalmente inclusiva.

A obra literária ‘Pâmela e o TDAH’ foi pensada para alcançar o maior número de pessoas e causar empatia. “A ideia de produzir livros em vários formatos para diversos públicos surgiu da necessidade. A demanda por materiais inclusivos no Brasil é muito alta, porém não há no Paraná nenhuma outra Editora multiformatos, o que acabou sendo um dos principais motivos para a que o Editorial Casa seguisse esse eixo”, informaram os editores.

Além do formato tradicional do livro infantil, que já apresenta cores diferenciadas que atraem crianças e ajudam na concentração de alguns públicos, a obra possui impressão em braille, o que permite o acesso para deficientes visuais. 

(Foto: Divulgação)

Outra novidade da obra ‘Pâmela e o TDAH’ é a versão disponível no Youtube, em formato de vídeo, totalmente gratuita. A história é contada em libras, com efeitos visuais que permitem maior envolvimento das crianças.

“As obras em Libras estarão sempre disponíveis gratuitamente no canal do YouTube do Editorial. Além disso, a Casa da Inclusão é a primeira gráfica com impressão em braile digital do estado, com os livros em braile disponíveis no site editorialcasa.com.br, assim como os em tinta. Já os audiobooks estarão disponíveis no Spotify e plataformas de audiobook”,

informou.

Conheça a história de Pâmela 

Pâmela é uma menina que, na escola, conhece Felipe, um garoto diferente das outras crianças e decide tentar ajudá-lo com suas dificuldades. Assim, Felipe descobre por meio de consultas que tem TDAH, e é auxiliado por sua mãe, sua professora e Pâmela a aprender de formas diferentes, enquanto recebe o acompanhamento dos profissionais necessários para sua melhor integralização na comunidade.

A narrativa oferece um melhor entendimento de uma criança com TDAH por parte dos pais e professores, e claro, para que as outras crianças possam ouvir, entender e respeitar as diferenças ao seu redor.

O livro é uma obra das escritoras Kátia Nascimento e Clara Luz Duarte.

A editora

O Editorial Casa nasceu com o propósito de estabelecer no meio editorial mais inclusão, acessibilidade e diversidade. Com a obra em multiformatos, a editora tornou-se pioneira no Paraná.

(Foto: Divulgação)

Confira a obra disponível no Youtube.