Arte e Cultura

Curitiba será a capital brasileira da arte vidreira com mostra de 80 criadores

Mostra curitibana se integra aos eventos oficiais da ONU para as comemorações do Ano Internacional do Vidro

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Curitiba será a capital brasileira da arte vidreira com mostra de 80 criadores
(Foto: Jaqueline Noleto)

20 de junho de 2022 - 15:22 - Atualizado em 20 de junho de 2022 - 15:22

O Museu Municipal de Arte de Curitiba, no Portão Cultural, recebe de terça-feira (21) até 24 de julho o Salão Arte em Vidro Brasil 2022. A mostra curitibana se integra aos eventos oficiais da ONU (Organização das Nações Unidas) para as comemorações do Ano Internacional do Vidro. A exposição apresenta 100 obras de 80 artistas vidreiros, representando a produção artística brasileira nas técnicas de vitrofusão, vidro soprado, mosaico em vidro e vitral.  

Leia mais: Feirinhas de inverno de Curitiba começam nesta quarta (15); veja horários

Com esta mostra, Curitiba se insere no circuito das comemorações oficiais instituídas pela ONU em todo o mundo, para enfatizar a importância sustentável, cultural e econômica do vidro, o material mais puro e único 100% reciclável que existe. Exposições em diferentes países estão programadas para celebrar o passado, o presente e o futuro do vidro. 

Arte e sustentabilidade 

Com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o Salão do Vidro foi idealizado pela artista curitibana Desirée Sessegolo, uma das mais premiadas e destacadas representantes do Brasil no cenário da arte vidreira internacional. Desirée se juntou à designer Edilene Guzzoni e aos produtores culturais Hugo Weber Júnior e Ana Paula Sessegolo Pimpão para organizar o salão. 

Na mostra estarão representantes de nove estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo. Na seleção, feita por uma comissão julgadora formada por especialistas do Brasil, México e Argentina, estão peças decorativas, mosaicos, vitrais e joias contemporâneas, produções artísticas com nível técnico compatíveis com obras realizadas em países da Europa e Estados Unidos. 

Palestrante internacional 

Na semana de inauguração do Salão Arte em Vidro Brasil 2022, renomados artistas e curadores estarão na cidade para proferir palestras sobre a arte e a história do vidro. As palestras são gratuitas e voltadas a artistas, estudantes, profissionais de arquitetura, decoração e design. 

Entre os palestrantes está o galerista, antiquário e artista belga-italiano Jean Blanchaert, que dirige em Milão (Itália) uma galeria especializada em vidro, cerâmica, esmalte e materiais contemporâneos. Blanchaert foi curador de inúmeras exposições e escreveu sobre arte e design para a revista mensal Art e Dossier. Ele fará três palestras sobre Vidro Veneziano do Século XX, Vidro Contemporâneo Internacional e Vitrais de Catedrais Antigas e Contemporâneas. 

Outra palestrante é a curitibana Loire Nissen, que fundou o primeiro grupo de artistas vidreiros de Curitiba. Formada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), em artes plásticas e licenciatura, desenvolveu sua pesquisa na arte em vidro e se especializou em ateliês na Alemanha. Loire fará a palestra “Vidro – a Arte de ser Invisível”. 

A artista visual gaúcha Jaqueline Noleto falará sobre “Vidro de janela x obra de arte”. Jaqueline dirige o Sítio das Artes em Porto Alegre desde 2013, onde desenvolve projetos em vidro artístico e ministra cursos das mais variadas técnicas de arte em vidro. Ela é coordenadora do Comitê Brasileiro do Ano Internacional do Vidro (ONU). 

O ciclo de debates tem ainda uma palestra da artista Cristina Baena sobre o Venice Glass Week, a Semana do Vidro de Veneza, um festival internacional anual dedicado a celebrar, promover e apoiar a arte do vidro. Veneza e a ilha de Murano, na Itália, são referências mundiais nesse tipo de arte. 

Além das palestras, estão programadas contrapartidas sociais e ações educativas. Serão promovidas visitas guiadas para estudantes da rede pública de ensino e uma oficina para 25 mulheres em situação de vulnerabilidade social na Associação Maria Cazetta em Curitiba. 

Serviço: 

  • Salão Arte em Vidro Brasil 2022 
  • Local: Museu Municipal de Arte/ Sala Célia Neves Lazzarotto – Portão Cultural  
  • Endereço: Av. República Argentina, 3430 – Portão, Curitiba – PR. 
  • Datas e horários: de 21 de junho (abertura às 19h:00) a 24 de julho de 2022.  
  • De terça-feira a domingo, das 10h às 19h 
  • Entrada gratuita 

Palestras 

  • 22/6 – 19h:00 – Venice Glass Week, com Cristine Baena 
  • 22/6 – 20h:00 – Vidro Veneziano do Século XX, com Jean Blanchaert 
  • 23/6 – 19h:00 – Vidro de Janela X Obra de Arte, com Jaqueline Noleto 
  • 23/6 – 20h:00 – Vidro Contemporâneo Internacional, com Jean Blanchaert 
  • 24/6 – 19h:00 – A Arte de Ser Invisível, com Loire Nissen 
  • 24/6 – 20h:00 –Vitrais de Catedrais Antigas e Contemporâneas, com Jean Blanchaert