por Redação RIC.com.br
com informações da Prefeitura de Foz do Iguaçu

Duas elefantas que viviam em cativeiro em Mendoza, na Argentina, devem chegar ao Brasil na manhã de terça-feira (10), por meio da cidade de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Mãe e filhote estão sendo enviadas ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. 

Os animais viviam no Ecoparque Mendoza e não tinham muito espaço para locomoção por conta dos muros de concreto que cercam o local. Diante dessa situação, Pocha e Guillermina, como são chamadas, foram designadas para o recinto próprio para a espécie.

Assista parte da viagem:

Todo o processo de transferência já dura alguns anos, uma vez que foi atrasado pela pandemia. Além disso, antes de serem enviadas ao Santuário, no sábado (7), mãe e filhote passaram por treinamentos para se adaptarem às caixas de transporte individual. 

Pocha é a mãe e tem 55 anos. Ela chegou ao zoológico na Argentina ainda em 1968, vinda da Alemanha. Já a filhote de 22 anos Guillermina nasceu no país latino e não conhece outro ambiente que não seja o Ecoparque. No Santuário, as duas terão um espaço de 1.100 hectares na floresta, além da companhia de outros cinco animais da espécie. 

De acordo com os biólogos do recinto, há muita expectativa para a adaptação da família ao novo local, que será um momento de descoberta e oportunidades, principalmente para Guillermina, que terá um primeiro contato com o mundo natural. 

Como o santuário não é aberto ao público, mãe e filha devem viver com tranquilidade, em um local destinado a proteger, resgatar e prover um ambiente natural para elefantes em cativeiro.

Veja as fotos da viagem, que ainda está em andamento:

Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!

9 maio 2022, às 17h50. Atualizado às 19h32.
Mostrar próximo post
Carregando