por Maria Eduarda Paloco
com informações de Daniela Calsavara de RICtv

No total, 166 filhotes de papagaio que foram apreendidos em Campo Mourão, no noroeste do Paraná, receberam tratamento no hospital veterinário de uma faculdade particular de Londrina, no norte do Estado. Eles vão receber alta nesta segunda-feira (10).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu os animais silvestres nesta última quinta-feira (6). Eles estavam dentro de caixas sujas e cheias de fezes dentro do porta-malas de um carro. Dois homens foram presos e devem responder por maus tratos aos animais e transporte de animais silvestres, além de terem que pagar uma multa de mais de R$ 500 mil.

Os filhotes receberam cuidados intensivos, porém três deles não resistiram. Durante o tratamento, as aves receberam alimentação por meio de seringa quatro vezes ao dia e ficaram em um ambiente com temperatura controlada, segundo a médica veterinária Daniele Martina, responsável pelos cuidados.

Martina conta que apesar de estarem se recuperando, nem todos poderão voltar para a natureza, porque eles podem se acostumar com o tratamento humano e não conseguir sobreviver na mata. Por este motivo, eles serão encaminhados nesta segunda-feira (7) para outro hospital em Foz do Iguaçu, onde vão passar por uma avaliação.

Uma das maiores preocupações de acordo com a veterinária é saber como os homens tiveram acesso a papagaios tão novos. “Está sendo feita uma investigação para sabe se a pessoa tirou os animais de vida livre ou de forma ilegal colocou em uma chocadeira e tirou os ovos”, afirma Daniele.

Veja os animaizinhos:

10 out 2022, às 15h11. Atualizado às 15h16.
Mostrar próximo post
Carregando