Preços do café arábica enfraquecem, açúcar também recua

Por Marcelo Teixeira

NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do café arábica na ICE fecharam em queda nesta terça-feira, com previsão de chuvas muito necessárias no Brasil, maior produtor. Os preços do açúcar bruto também recuaram.

CAFÉ

* Café arábica para setembro fechou em baixa de 2,95 centavos de dólar, ou 1,9%, para 1,5325 dólar por libra-peso.

* Operadores afirmaram que o mercado estava focando a melhora no cenário para a safra do próximo ano no Brasil, com chuvas nos últimos dias e mais chuvas previstas, trazendo um certo alívio após um período de seca prolongada.

* Eles afirmaram que o café agora estava indo para os portos na Colômbia, após protestos recentes anti-governo levarem a um leve declínio nas exportações em maio. Porém ainda é esperado que atrasos continuem nos embarques por, pelo menos, mais dois ou três meses.

* A trading Comexim disse em nota que o café da nova safra do Brasil está chegando ao mercado com progressos nas colheitas. Acrescentando que os lotes mostram boas qualidades, no geral.

* Café robusta para setembro fechou em alta de 4 dólares, ou 0,3%, para 1.600 dólares a tonelada.

AÇÚCAR

* Açúcar bruto para julho fechou em queda de 0,24 centavo de dólar, ou 1,4%, para 17,05 centavos de dólar por libra-peso.

* Operadores afirmaram que as perspectivas são de safras boas na Índia e na Tailândia, junto com o forte ritmo de produção no Brasil, ajudando a colocar o mercado na defensiva enquanto o consumo ainda aparenta estar fraco.

* Entretanto, operadores também disseram que houve apoio do mercado de energia, aumentando a possibilidade de uma mudança para mais uso de cana-de-açúcar para etanol, ao invés do açúcar.

* Açúcar branco para agosto fechou em queda de 7,70 dólares, ou 1,7%, para 440,80 dólares a tonelada.

(Reportagem de Marcelo Teixeira e Nigel Hunt)

15 jun 2021, às 18h18. Atualizado às 18h20.
Mostrar próximo post
Carregando