Agronegócio

Pequeno Produtor de Castro recebe prêmio “Orgulho da Terra” na categoria Bovinocultura Leiteira

O prêmio “Orgulho da Terra”, homenageou 12 produtores, com as melhores práticas do agronegócio no Paraná, no início deste mês de dezembro.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Pequeno Produtor de Castro recebe prêmio “Orgulho da Terra” na categoria Bovinocultura Leiteira

25 de dezembro de 2021 - 10:00 - Atualizado em 16 de março de 2022 - 15:18

João Carlos Ortiz, de Castro, foi premiado na categoria Bovinocultura de leite. Ele recebeu o prêmio “Orgulho da Terra”, que é uma iniciativa do Grupo RIC de Comunicação, juntamente com o IDRPR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e com a Ocepar – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná. O prêmio “Orgulho da Terra”, homenageou 12 produtores, com as melhores práticas do agronegócio no Paraná, no início deste mês de dezembro. As categorias premiadas foram: soja e milho, bovinocultura (leite), bovinocultura (corte), feijão, psicultura, turismo rural, agroecologia – agricultura orgânica, sericicultura, inclusão social, agroindústria, suíno e aves. 

Alta produtividade

No pequeno sítio Horizonte, de 10,5 hectares, a família Ortiz se tornou referência na produção de leite de boa qualidade, resultado das 29 vacas em lactação. João Carlos, a esposa Vanderli e o filho Luigi, são a prova do sucesso do empreendimento familiar na área rural. Eles começaram na atividade recentemente, em 2018, com uma produção diária de 130 litros de leite, num total de 4.891 ao ano. Atualmente, a produção diária é de 672 litros de leite, ultrapassando 25 mil litros por ano.  Aumento equivalente a 80% em apenas três anos, o que representa alta performance, estando há tão pouco tempo na atividade.

Cooperativismo

João Carlos Ortiz faz parte de uma grande cooperativa da região de Castro. Mas para ser aceito por ela, precisava alcançar o índice mínimo exigido. Foi um período de desafios e grandes aprendizados. “Na época eu comecei a produção pela metade do que precisava para a cooperativa. Com 60 dias eu já alcancei a meta que eu precisava para entrar, que eram 150 litros de leite por dia. O gado de leite é um gado mais sensível. Tem que ter mais conhecimento. Tem que estar atento. É fácil você perceber uma vaca que não está de acordo, porque ela, ou separa das outras, ou tem uma reação diferente. Então, tinha esses pontos que eu não tinha tanto conhecimento. Hoje eu já consigo perceber mais fácil. Hoje eu estou com um plantel bem melhorado, em termos de genética e produção média. Estou com inseminação com cobertura. Prá mim, isso melhorou bastante e eu ainda quero melhorar mais. “

Bem estar animal

Um dos requisitos para se conseguir boa produtividade leiteira é o bem estar animal, que é realidade no sítio Horizonte, onde os animais não sofrem nenhum tipo de stress. “Eu tenho um barracão, onde as vacas têm o espaço que elas precisam, tem dois bebedouros e tem o espaço da mata. Para o animal isso é muito importante, porque elas estão relaxadas “

Planejamento

Outra característica que faz o produtor ser eficiente é o controle e planejamento que ele faz da atividade. João Carlos dá uma dica simples, mas muito eficiente, para o sucesso do negócio: “tudo na caneta e todas as atividades são divididas entre eu, minha esposa e meu filho. Tenho projetos, quero aumentar mais a produção.”

O Extensionista Vilson Ortiz, do IDR-PR., diz que o sucesso da família Ortiz é devido a uma produção de um leite de qualidade, além da preocupação em atender as normas sanitárias exigidas pela atividade. “Ele responde muito bem à assistência técnica. A questão da qualidade do leite e o planejamento forrageiro e manejo nutricional do rebanho é fundamental. Ele está totalmente dentro das normas. É um leite de excelente qualidade. Ele faz o controle leiteiro mensalmente, o que é uma ferramenta muito importante, que custa muito barato e, as vezes o produtor não se atenta a fazer isso…”O projeto “Orgulho da Terra” é apresentado pela COAMO – Cooperativa Agroindustrial LTDA e  tem o patrocínio da Pneu Z.