Agronegócio

Guinness: Oeste do Paraná tem o maior pé de mamão do mundo

O mamoeiro, que nasceu de forma nativa, em meio a mata, mede 14,55 metros de altura e está plantado na cidade de Nova Aurora

Aline
Aline Cristina / Repórter
Guinness: Oeste do Paraná tem o maior pé de mamão do mundo
(Foto: Gilberto Franz)

14 de abril de 2022 - 12:05 - Atualizado em 14 de abril de 2022 - 12:17

O maior pé de mamão do mundo, registrado no Guinness World Records, está no Oeste do Paraná. A árvore frutífera fica no município de Nova Aurora, cidade a cerca de 75 quilômetros de Cascavel. 

O recorde está atrelado a dois brasileiros, Tarcísio Foltz, atual proprietário do sítio onde está o mamoeiro, e Gilberto Franz, antigo dono da propriedade, e que fez todo o processo junto ao Guinness.

Tarcísio foi o primeiro a localizar o pé, enquanto caminhava pela área de mata. O mamoeiro, que nasceu de forma nativa, chamou a atenção de Tarcísio, que imediatamente convidou o amigo para fazer a medição, com a ajuda de um drone.

“A ideia de encaminhar ao Guinness surgiu na mesma hora que o Tarcísio  me convida pra conhecer um pé de mamão gigante, quando me contou que tinha quase 20 metros de altura, já surgiu uma luz no meu pensamento Ele vai para o Guinness falei para o Tarcísio.”

Gilberto Franz

Na época o equipamento mediu 16 metros, mas devido a perda de folhas e geada, o mamoeiro atualmente mede 14,55 metros de altura (contando somente o tronco). O pé nasceu de forma nativa, em meio a área de mata.

Para ter o resultado autenticado pelo livro de recordes mundiais, foi necessário a medição por equipes especializadas, isso ocorreu três meses depois da descoberta.

“Eu aguardei uns 6 meses para que o Guinness reconhecesse o feito, que ficou verificado em dois de setembro de 2021.”

Gilberto Franz

O recorde foi publicado no livro anual em cinco de abril de 2022, o que deixou os paranaenses emocionados.

“Quando fui informado do reconhecimento,  fiquei até emocionado, porque a luta foi grande pra conseguir evidenciar a proeza, era realização de um sonho e fiquei orgulhoso pela população de Nova Aurora, Cafelândia  e região.”

Gilberto Franz

O recorde anterior para o mamoeiro mais alto do mundo era de 14,07 metros de altura. O mamoeiro era de Jhantu Paul, da Índia, e foi verificado no dia 22 de janeiro de 2017.

Mesmo diante das diversidades climáticas, o mamoeiro do Oeste do Paraná continua vivo, alto e produzindo frutos.

Sobre o mamão

Carica papaya L. é uma espécie de fruteira tropical que produz os frutos conhecidos pelos nomes comerciais de papaia ou ababaia (de papaya, da língua caribe via espanhol) ou mamão. A espécie é nativa das regiões tropicais das Américas. Por se adaptar bem a nossa região, o Brasil é considerado um dos maiores produtores da fruta.

As flores ocorrem nas axilas das folhas, maturando em frutos de grandes dimensões, com 15 a 45 cm de comprimento e 10 a 30 cm de diâmetro. O fruto é do tipo baga, inicialmente verde e rijo, mas amadurecendo para um fruto amarelo de polpa macia e alaranjada, por vezes com laivos âmbar o alaranjados na casca. O mamão é uma fruta muito gostosa e muito importante para a gastronomia brasileira.

Guinness World Records

O Guinness World Records (antigo Guinness Book of Records, lançado em português como Livro Guinness dos Recordes) é uma edição publicada anualmente, que contém uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de performances humanas como de extremos da natureza.

Atualmente, o Guinness World Records é uma marca global, com escritórios em Londres, Nova Iorque, Pequim, Tóquio e Dubai, com embaixadores da marca e adjudicadores espalhados ao redor do mundo. 

As informações são do Guinness World Records e Wikipedia.

Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!