Agronegócio

Colheita de milho verão no Rio Grande do Sul chega a 27%, segundo Emater

Segundo a entidade ligada ao governo gaúcho, a condição de tempo seco acelerou o processo de maturação e secagem dos grãos

Reuters
Reuters
Colheita de milho verão no Rio Grande do Sul chega a 27%, segundo Emater
Seca afeta produção no Rio Grande do Sul.

20 de janeiro de 2022 - 19:30 - Atualizado em 20 de janeiro de 2022 - 22:06

SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de milho verão do Rio Grande do Sul atingiu 27% da área plantada nesta semana, um avanço de 7 pontos percentuais em relação à semana passada e de 9 pontos em comparação com safra anterior e com a média histórica, mesmo diante de secas no Estado, informou nesta quinta-feira a Emater-RS.

Segundo a entidade ligada ao governo gaúcho, a condição de tempo seco acelerou o processo de maturação e secagem dos grãos.

O plantio do cereal de verão avançou apenas 1 ponto percentual em relação aos 95% da semana anterior, e está abaixo da média histórica de 99% no mesmo período.

Na soja, a colheita ainda não foi iniciada, mas a semeadura chegou a 97% das áreas, versus 95% de sete dias atrás, entretanto se mantém abaixo da média história para o período, de 100%.

De acordo com a Emater, os últimos dias no Estado foram marcados por altas temperaturas e clima seco, o que agravou as dificuldades no desenvolvimento dos cultivos da oleaginosa.

“Em algumas lavouras, há morte de plantas ainda na fase inicial do cultivo. A situação foi atenuada pela presença de precipitações de volumes variados”,

disse, em relação à soja.

(Por Laís Morais)

Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!