Descobrir os destaques do Campo.  Valorizar os grandes administradores, independente do tamanho das suas propriedades. Homenagear todos aqueles, que fazem da atividade rural, a alavanca da economia no Estado. Este é o objetivo do prêmio “Orgulho da Terra”, que é uma iniciativa do Grupo RIC de Comunicação, juntamente com o IDRPR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e com a Ocepar – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná. O prêmio “Orgulho da Terra”, homenageou 12 produtores, com as melhores práticas do agronegócio no Paraná, no início deste mês de dezembro. As categorias premiadas foram: soja e milho, bovinocultura (leite), bovinocultura (corte), feijão, psicultura, turismo rural, agroecologia – agricultura orgânica, sericicultura, inclusão social, agroindústria, suíno e aves. 

Produção record

O “Orgulho da Terra” no setor da avicultura está no Oeste do Paraná, mais precisamente no município de Maripá. Estamos falando da família Ludewig, que há mais de 20 anos se dedica nesta área e revolucionou a forma de gerir os negócios, tanto nas plantações, como na criação de aves. Na propriedade de 50 hectares, cinco hectares são utilizados no manejo das aves. Nos oito barracões automatizados, destinados à criação de frangos, a cada dois meses, 190 mil estão prontos para o abate, o que totaliza 1 milhão de aves por ano. As estratégias de manejo deste volume expressivo, acabam por tornar os Ludwig, referência na Cooperativa onde são associados. 

Bem-estar animal

O avicultor Dalton Ludewig se dedica integralmente à atividade. Em parceria com o pai e o irmão, deixa claro que buscar novas tecnologias, aliadas ao conhecimento de técnicas apropriadas ao manejo das aves, é fundamental para o sucesso do negócio. “Nós trabalhamos no dia a dia com acompanhamento técnico e nossos esforços para sempre entregarmos um produto de melhor qualidade. Isso vai em cima do bem-estar animal, de todo trabalho nosso, de todo estudo e acompanhamento técnico, para que a gente chegue no mercado exigente que temos hoje”.

Dalton explica ainda, que todo o trabalho da família Ludewig envolve compromisso, dedicação e atualização das normas técnicas necessárias para que as exigências de bioseguridade sejam cumpridas. Assim, é possível proporcionar o bem-estar animal, e o plantel alcança a tão desejada qualidade de carne, exigida pelo mercado. O avicultor ressalta também, a importância de seguir as orientações da equipe técnica, que supervisiona e orienta o trabalho deles. 

Organização familiar

A Granja da família Ludewig é exemplo de organização, bioseguridade e sanidade. Apresenta manejo ajustado e busca o bem-estar animal. No dia-a-dia, eles seguem à risca as normas técnicas, o que mantém o plantel seguro e com qualidade superior. Anete Rorig, que é da Cooperativa da região, presta assistência técnica à família. Ela explica que durante suas visitas à granja,  percebe que o empenho deles se reflete no desenvolvimento máximo do  potencial genético de cada animal, o que melhora resultados zootécnicos. “É uma granja extremamente familiar. Eles têm ótimos resultados, visam muito essa parte de avanços tecnológicos e a utilização de energias renováveis.” Além de todas estas inovações, a família resolveu desenvolver um sistema de produção de gás, utilizando dejetos de suínos, que são cedidos pelo produtor da propriedade vizinha. Outro diferencial é o investimento em placas fotovoltaicas,  que são responsáveis pela produção de energia solar, o que podemos nomear de  energia limpa, também chamada de energia renovável.

Tecnologia de ponta e lucro garantido

O trabalho conjunto entre avicultores e Cooperativas gera resultados positivos na rentabilidade, ou seja, lucro certo, com a certeza de uma produção com alta qualidade. É o Paraná se tornando referência nacional e internacional no setor da avicultura. Parabéns, família Ludewig! 

É importante ressaltar que o projeto “Orgulho da Terra” é apresentado pela COAMO – Cooperativa Agroindustrial LTDA,  e conta com o patrocínio da Pneu Z.

16 dez 2021, às 15h23.
Mostrar próximo post
Carregando