por Valeska Macedo
com supervisão de Giselle Ulbrich

Auditores fiscais federais agropecuários entraram em greve nesta terça-feira (14) e ficarão por dois dias com as atividades paralisadas. Conforme o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), a medida foi tomada pela insatisfação geral da categoria com o que consideram descaso do governo federal quanto à reestruturação devida aos 240 auditores fiscais ativos. O descontentamento também inclui as perdas inflacionárias e defasagem salarial de cinco anos.

Os auditores solicitam concurso público com 1.620 vagas. O Sindicato também tenta ampliar o debate do Projeto de Lei do Autocontrole, que terceiriza a auditoria e a fiscalização, atividades típicas de estado.

Mesmo com a greve, o trabalho que pode afetar diretamente o cidadão vai continuar, como a liberação de cargas perecíveis e de animais domésticos para viagens. A greve também não afetará a realização de diagnóstico de doenças e pragas. O Sindicato divulgará os novos rumos da mobilização, conforme definição em votação interna.

Auditores fiscais federais agropecuários são servidores de carreira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), responsáveis por garantir a saúde animal, a sanidade vegetal e a qualidade e segurança dos produtos agropecuários que chegam até o consumidor final no Brasil e no exterior.

Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!

14 jun 2022, às 21h09. Atualizado às 21h10.
Mostrar próximo post
Carregando