Previsão para segunda-feira, 01 de fevereiro em SC

Segunda-feira com riscos para mais chuvas, intercaladas por curtos períodos de céu encoberto, devido ainda à atuação da frente fria
10461397_732780316823282_1560361625425323381_n2-620x6206

SATÉLITE HOJE E INFORMAÇÕES

(SATÉLITE/RADAR/CHUVA) Uma frente ria sobre Santa Catarina causa chuva entre fraco e moderado sobre boa parte do Estado neste início de segunda-feira. De acordo com pluviômetros do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), choveu 144 milímetros em Mondaí, no oeste do Estado, nas últimas 24 horas. Se levarmos em consideração que a resolução da Organização Meteorológica Mundiai, que afirma que a chuva que caiu nas últimas 24 horas “pertence” ao dia corrente, fevereiro começa com quase toda a chuva média do mês. Historicamente Mondaí registra 152 milímetros ao longo de todo mês de fevereiro. Ou seja, foram quase 95% da chuva de todo o mês em apenas 24 horas.

Em Florianópolis e Região Metropolitana, choveu até 21 milímetros nas últimas horas no Distrito Industrial de São José, correspondendo a 12% da média de fevereiro.

Somente para completar, janeiro terminou ontem e, apesar de parte do mês ter apresentado tempo seco e quente, alguns municípios fecharam o período com chuva acima da média. Foi o caso de Rio do Campo, no interior do Estado, com 290mm, correspondendo a quase o dobro do normal para o mês. Em Florianópolis, foram quase 250 milímetros, 40% a mais que o normal para o mês.

(TEMPERATURA): O dia começa com 22°C em Florianópolis, 19C em Chapecó, 20°C em Araranguá, no Litoral Sul, 18°C em Curitibanos e Lages e 23°C em Blumenau e em Itajaí. Ontem, a temperatura máxima foi de 33°C em Florianópolis e Blumenau, 34°C em Joinville, 24°C em Chapecó (temperatura baixa pelo excesso de chuva), 25°C em Criciúma e 22°C em Lages.

(RAJADAS DE VENTO) Como é normal, as maiores rajadas de vento da madrugada foram registradas nos pontos mais elevados. No Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, as rajadas passaram dos 80km/h. Na capital, o vento oscilou em torno dos 30km/h. Ontem, as rajadas de vento oscilaram entre 60km/h e 70km/h no interior do Estado em função da chegada da frente fria, casos de Xanxerê, Major Vieira, Novo Horizonte e São Joaquim. Em Florianópolis, foram 50km/h.

PREVISÃO

Segunda-feira com riscos para mais chuvas, intercaladas por curtos períodos de céu encoberto, devido ainda à atuação da frente fria. Os maiores acumulados do dia são esperados para a região do Planalto, Leste, Grande Florianópolis, Norte e Vale do Itajaí. O alerta para deslizamentos de terra continua para todo o Estado, devido ao solo encharcado, por conta dos elevados acumulados dos últimos dias. As temperaturas serão baixas em grande parte das regiões do Planalto, Leste e Grande Florianópolis, já em parte das cidades litorâneas e proximidades delas ainda faz calor e nas demais áreas do Estado a temperatura será mais amena.

Criciúma: Chuvas a qualquer hora do dia. Máxima de 25ºC

Joinville: Pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 36ºC

São Joaquim: Chuvas a qualquer hora do dia. Máxima de 18ºC

Florianópolis: Chuvas a qualquer hora do dia. Máxima de 25ºC

Chapecó: Chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Máxima de 28ºC

Blumenau: Pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 36ºC

Balneário Camboriú: Pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 33ºC

 

PREVISÃO PARA AMANHÃ – 02/02

Na terça-feira a chuva continua sobre o Estado, só que de maneira mais fraca até fim do período da manhã. Pois, a partir do início da tarde fortes temporais são esperados para toda a faixa oeste e na faixa nordeste, devido às áreas de instabilidade, oriundas do Paraguai e Argentina, mais a umidade da Amazônia (organizadas pela frente fria). Nas demais áreas a chuva segue com baixo acumulado, mas não se descartam os riscos para deslizamentos de terra, por conta do excesso de chuva dos últimos dias. As temperaturas em todo o Estado Catarinense não sobem muito e as máximas devem variar entre 20 e 30°C.

Criciúma: Chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 18ºC e máxima de 25ºC

Joinville: Chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 21ºC e máxima de 23ºC

São Joaquim: Chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 12ºC e máxima de 20ºC

Florianópolis: Chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 19ºC e máxima de 23ºC

Chapecó: Chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 18ºC e máxima de 27ºC

Blumenau: Chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 19ºC e máxima de 25ºC

Balneário Camboriú: Chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 19ºC e máxima de 24ºC 

 

 

Comentários (0)

Comentários encerrados.